A Academia de Ciências Sociais e Tecnologias- ACITE realizou, no passado dia 10 de Outubro, pelas 16 horas, no Auditório Francisco Mateta, a Cerimónia Inaugural dos cursos de doutoramento em Direito e Segurança e Estudos Estratégicos e de Segurança.
A cerimónia que contou com a participação de autoridades políticas e académicas, foi prestigiada por Suas Excelências Dra. Teresa Manuel Bento e Silva, Directora Geral Adjunta do Serviço de Inteligência Externa e Doutor. José Luís Mateus Alexandre, Director Nacional do Ensino Superior, em representação de Sua Excia. Ministro do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação.
Em sua intervenção, o Doutor Pedro Bengue, Reitor da ACITE, avançou que o evento representa marco de grande significado académico e científico para a instituição, num contexto em que os desafios à segurança assumem dimensões cada vez mais complexas, onde as adversidades das dinâmicas globais e as constantes transformações tecnológicas colocam a segurança como tema Central do século XXI.
Continuando, o gestor destacou que com a criação dos cursos de doutoramento em Direito e Segurança e Estudos Estratégicos e de Segurança, a ACITE reforça a sua missão e responsabilidade no Subsistema do Ensino Superior e no ecossistema nacional de produção científica, consolidando a sua condição de Academia de Altos Estudos comprometida com a excelência, a inovação e a relevância social.
“Os programas doutorais da ACITE estão alinhados aos principais instrumentos de orientação estratégica nacional e com os normativos do Subsistema de Ensino Superior que orientam a adequação curricular e as ofertas formativas aos desafios actuais, onde o imprevisível faz parte do dia a dia dos homens, das organizações e dos estados”, asseverou.
O Reitor acrescentou ainda, que o programa apresentado é fruto do esforço colectivo e da visão de vários intervenientes no processo. Tendo reconhecido a dedicação da equipa que dirige, o apoio institucional do órgão de superintendência e o apoio técnico e metodológico do Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação.
“A cerimónia de hoje simboliza o início de uma nova etapa. Uma etapa de maior responsabilidade, de compromisso com a excelência e de contribuição efectiva para o desenvolvimento científico e estratégico do país,” disse o académico.
O programa do evento contou com a exibição do Vídeo institucional de apresentação dos dois cursos de doutoramento, um momento cultural que esteve a cargo da Companhia de artes da UniLuanda e uma Aula Magistral sobre os Estudos de Segurança e a Actual Conjuntura Global.
O Coordenador do curso de doutoramento em Estudos Estratégicos e de Segurança, Prof. Doutor Heitor Barras Romana abordou sobre as contantes mudanças no Sistema Internacional. Tendo elevado a importância da ciência do sentido de compreender os fenómenos novos. “Existe neste século, uma clara percepção de que o conhecimento é um activo indispensável. A sociedade do conhecimento se impõe, e cabe às academias terem a percepção de antecipar o futuro nesse sentido. A imprevisibilidade é um problema no sistema internacional actual, sobretudo com a proliferação de actores não estatais, com meios suficientes para desgastar o poder do Estado e afectar a capacidade de funcionamento do próprio sistema”, disse o Académico.
O Prof. Doutor Jorge Bacelar Gouveia, Coordenador Científico do curso de doutoramento em Direito e Segurança, convidado a abordar sobre os Desafios do Direito internacional face às mudanças do Sistema Internacional, destacou a problemática da segurança internacional, colocando a mesma como um tema incontornável para a compreensão das dinâmicas de funcionamento do próprio sistema.
O Programa Doutoral da ACITE tem dois cursos de doutoramento: o de Direito e Segurança, cuja a coordenação está a cargo do Prof. Doutor Carlos Maria da Silva Feijó, e a coordenação científica a cargo do Prof. Doutor Jorge Bacelar Gouveia, e o de Estudos Estratégico e de Segurança que tem como Coordenador o Prof. Doutor Heitor Barras Romana e Coordenador Científico o Prof. Doutor João Milando.