Ministro do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação prestigia assinatura de Memorando de Entendimento entre a ACITE e a URNM

ACITE

schedule
2025-10-14 | 07:36h
update
2025-10-14 | 07:36h
person
acite.ao
domain
acite.ao
Ministro do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação prestigia assinatura de Memorando de Entendimento entre a ACITE e a URNM

A Academia de Ciências Sociais e Tecnologias e a Universidade Rainha Njinga Mbande (URNM) realizaram, no dia 22 de Maio de 2025, no Auditório do Instituto de Tecnologia Agró-Alimentar da URNM, em Malanje, o acto de formalização de um Memorando de Entendimento, visando o desenvolvimento de projectos conjuntos de investigação científica sobre plantas medicinais autóctones de Angola e em outras áreas da saúde.

O acto que foi prestigiado pelo Ministro do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação, Prof. Doutor Albano Ferreira e contou com a participação da Comunidade Académica da Universidade e representantes da ACITE.

Em sua intervenção, o Prof. Doutor Pedro Bengue, Reitor da ACITE, avançou que a assinatura do Memorando de Entendimento é a formalização de uma parceria que já vem apresentando alguns resultados e espera que com esse passo novas acções sejam desenvolvidas em prol da defesa da soberania da ciência em Angola.

Convidado a tomar a palavra, o Prof. Doutor Eduardo Ekundi Valentim, Reitor da URNM, relembrou a importância da celebração de parcerias estratégicas para a consolidação dos três pilares da Universidade, ensino-investigação-extensão.

Publicidade

“Esta acção que hoje testemunhamos está alinhada aos nossos planos operacionais e vai agregar valor substancial a nossa instituição. A ACITE é uma instituição de Altos Estudos e entendemos que se alinhando com parceiros desta natureza, por um lado iremos elevar o nível dos nossos docentes e por outro estaremos a responder a objectivos concretos, a problemas do nosso dia-a-dia,” garantiu o gestor.

O Ministro Albano Ferreira considerou que o protocolo assinado servirá para fortalecer as competências das duas instituições. “Temos a expectativa que dessa assinatura e do programa de acção que dela resultar teremos bons resultados. Esperamos contributos na formação em geral, no corpo docente e discente, bem como resultados de trabalhos de investigação de impacto e publicações que contribuam para fortalecer o sistema nacional de ciência, tecnologia e inovação.”

O titular da pasta mostrou-se confiante no sucesso do compromisso assumido pelas duas instituições e relembrou que as questões ligadas a segurança alimentar, alimentos e a saúde estão dentro das prioridades nacionais do executivo.

  • Share:

You may also like

Publicidade

Cunho
Responsável pelo conteúdo:
acite.ao
Privacidade e Termos de Uso:
acite.ao
Site móvel via:
Plugin WordPress AMP
Última atualização AMPHTML:
14.10.2025 - 07:37:36
Uso de dados e cookies: