
INVESTIGADOR DA ACITE PARTICIPA NA VII EDIÇÃO DO CONGRESSO LITERACIA, MEDIA E CIDADANIA EM COIMBRA
- Categories Informação, Últimos Artigos
- Date 05/12/2025
O Professor e investigador da Academia de Ciências Sociais e Tecnologias (ACITE), Gabriel Luciano Maria Benguela, representou a ACITE na VII edição do Congresso Literacia, Media e Cidadania, realizado nos dias 27 e 28 de novembro de 2025, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, em Portugal. O evento é promovido pelo Grupo Informal de Literacia Mediática (GILM) e constitui, desde 2011, um espaço de debate e partilha de experiências sobre o papel da literacia mediática na sociedade contemporânea.
A edição deste ano debateu a acelerada transformação do ecossistema mediático, impulsionada pela digitalização e intensificada pela polarização social. Estes factores têm influenciado profundamente os modos de comunicação, a perceção da realidade e os valores cívicos. Diante desse cenário, o Congresso estruturou-se em três eixos centrais: Comportamentos, Narrativas e Direitos Humanos.
No âmbito da programação, o professor Gabriel Benguela apresentou uma comunicação na Mesa 9, moderada por Maria de Deus Rodrigues (GILM/LUSA), no Student Hub do Campus. O investigador dissertou sobre “A narrativa mediática sobre o diálogo político Angola–União Europeia e o (sub)desenvolvimento de Angola”, estudo que sistematiza as intenções dialógicas constantes do acordo de cooperação “Diálogo Político União Europeia–Angola”. A pesquisa apresentada evidencia como este diálogo tem contribuído para o progresso de Angola, considerando questões globais e de interesse comum que ultrapassam as tradicionais relações centradas na ajuda ao (sub)desenvolvimento, além de analisar a forma como estas dinâmicas são representadas na imprensa.
O VII Congresso Literacia, Media e Cidadania reafirmou a importância de reforçar a literacia mediática como competência essencial, desafiando a comunidade académica, profissionais dos media, decisores políticos e sociedade civil a reflectirem colectivamente sobre os impactos das narrativas mediáticas, dos comportamentos sociais e dos direitos humanos.




