A Academia de Ciências Sociais e Tecnologias tem investido no processo de promoção e divulgação de obras científicas. Acompanhe o resumo das últimas obras lançadas na ACITE e conheça um pouco mais de cada uma delas:
O Impacto Do Alinhamento Construtivo No Processo De Redacção Dos Relatórios De Pesquisa
Resumo da Obra
A obra intitulada, O IMPACTO DO ALINHAMENTO CONSTRUTIVO NO PROCESSO DE REDACÇÃO DOS RELATÓRIOS DE PESQUISA, da autoria de Celeste Sambeny, aborda as dificuldades que os estudantes enfrentam na elaboração dos seus relatórios finais para a obtenção do grau de licenciatura. Este tipo de relatórios, tal como as monografias, dissertações e teses, constituem requisito obrigatório para a conclusão de cursos no Ensino Superior. A autora preocupada com as taxas de abandono por parte dos estudantes, no ISCED-Luanda, conformando-se com a parte lectiva concluída, procura compreender, através de um estudo teoricamente apoiado no “principio de Alinhamento Construtivo”, as causas deste fenómeno, analisando as “as práticas de literacia académica e de pesquisa “ de um grupo desses estudantes.
A obra mostra que redigir um relatório de pesquisa constitui um verdadeiro exercício académico-científico que requer domínio e aplicação das competências da literacia académica, adquiridas ao longo da formação curricular. A obra é dividida em 6 capítulos e aborda os temas de forma prática e sucinta.
No capítulo I, a autora faz a revisão da literatura apoiada nos argumentos sobre o mapeamento do campo, ensino-aprendizagem da escrita, orientações pedagógicas e elaboração de relatórios de pesquisa. No capítulo II, apresenta a estrutura conceitual, onde o principal objectivo consiste em examinar o alinhamento construtivo de Biggs e o Modelo 3 Ps, o currículo, os procedimentos de aprendizagem e as formas de fornecimento do feedback. No capítulo III desenvolve a opções metodológicas, enfatizando o projecto de pesquisa, o local e a amostra da pesquisa, os instrumentos de pesquisa e validação e generalização dos resultados. Capítulo IV descrevem-se a forma de colheita e tratamento de dados. Desde dados recolhidos através de entrevistas, da observação feita em sala de aulas, da análise textual e o resumo geral de dados. Capítulo V, a discussão de dados; e finalmente no capítulo VI, a autora mostra-se preocupada com a atitude dos docentes (orientadores), retracta as suas habilidades, o seu alinhamento, as práticas de supervisão, a problemática da literacia e a conclusão dos relatórios finais e a contribuição para o conhecimento.
As conclusões e as recomendações demonstram que este livro é um contributo valioso, para ajudar os estudantes a todos os níveis, a ultrapassarem a problemática da não conclusão dos trabalhos de fim de curso, contribuindo assim, para o sucesso dos formandos.
O TRÁFICO DE ARMAS LIGEIRAS IMPLICAÇÕES PARA A PAZ E A SEGURANÇA NA REGIÃO DOS GRANDES LAGOS
Resumo da Obra
A obra intitulada O TRÁFICO DE ARMAS LIGEIRAS IMPLICAÇÕES PARA A PAZ E A SEGURANÇA NA REGIÃO DOS GRANDES LAGOS, da autoria de José Luís Caetano Higino de Sousa “Zé Grande”, analisa as implicações do tráfico de armas ligeiras e de pequeno calibre sobre a paz e a segurança na região da CIRGL.
É um estudo que emprega o método científico, com recurso ao modelo hipotético-dedutivo, para encontrar resposta ao problema em análise, consubstanciado na questão central da pesquisa que é, quais são as implicações do trafico de armas ligeiras e de pequeno calibre para a paz e segurança na Região dos Grandes Lagos?
A mesma está organizada em quatro partes, sendo que na primeira o autor faz uma abordagem sobre os conceitos de Segurança, defesa, crise e conflitos, bem como as questões relacionadas com a conflitualidade em África, assim como a porosidade das fronteiras;
Na segunda parte, o autor analisa a segurança e o multilateralismo em África, considerando as especificidades dos processos de integração regional, com destaque para a Arquitectura de Paz e Segurança Africana;
Na terceira parte, identificam-se a natureza das novas ameaças e, na quarta e última parte, o autor descreve as razões que estão na origem do trafico de armas, a sua natureza, problemática e prevenção.
O autor considera na obra que, no contexto actual, apesar da estabilidade política que se vive em alguns Estados da Região dos Grandes Lagos (RGL), como Angola, Ruanda, Burundi e Uganda, a prevalência da pobreza e o aumento da desigualdade social, constituem ainda um risco para a eclosão de conflitos internos. Esclarecendo que o tráfico de armas ligeiras agudiza os conflitos na região que se revelam perniciosos para a estabilidade dos Estados, que têm fronteira terrestre e fluvial com os que, na actualidade no epicentro da violência e volatilidade nomeadamente a República Democrática do Congo, República Centro Africana e Sudão do Sul.
Por último, a obra apresenta algumas recomendações no sentido da definição de estratégicas para conter a circulação de armas ligeiras e de pequeno calibre bem como para incentivar a cooperação regional no sentido de promover a estabilidade.
TEORIA DE ESTRATÉGIA, CONCEITOS, PROCESSO E MODELOS DE INTERACÇÃO
Resumo da Obra
Ao olharmos para a obra intitulada TEORIA DE ESTRATÉGIA, CONCEITOS, PROCESSO E MODELOS DE INTERACÇÃO, da autoria de António Silva Ribeiro e Miguel Domingos Bembe, nota-se uma preocupação com o incremento das acções estratégicas indirectas dos Estados na segunda metade do século XX que, segundo os autores, contribuiu decisivamente para o desenvolvimento da fronteira intangível entre o que, tradicionalmente, se designa por estado de paz e estado de guerra.
Esta obra preocupa-se com as origens e com os fundamentos do pensamento estratégico, discorrendo o seu processo de evolução, desde os conceitos clássicos até a actualidade fruto das diferentes formações que os autores possuem em Arte e Ciência Militar, Ciência Politica e Estratégia, combinadas com as suas alargadas experiências profissionais e o conhecimento adquirido ao longo dos anos em que se dedicaram e dedicam a este campo do saber.
Esta célebre obra aborda as temáticas relacionadas com a noção clássica de defesa nacional, estado de paz e estado de guerra, partindo de três dimensões fundamentais sobre:
- Qual é o conteúdo do conceito de estratégia como processo?
- Quais são os elementos essenciais do processo estratégico?
- Quais são as características básicas da interacção estratégica?
A obra demonstra que estas são questões bastante pertinentes que os autores inteligentemente souberam responder evitando a vulgaridade intelectual. A obra é composta por quatro capítulos que se debruçam sobre a identificação, o debate e o desenvolvimento dos conceitos operacionais do processo estratégico. o capítulo um remete o leitor à estruturação do desenvolvimento da actividade mental do homem, ao abordar as origens e os fundamentos do pensamento estratégico.
O capítulo dois apresenta o conceito de estratégia como processo, debatendo os seus componentes e descrevendo as relações com os conceitos de segurança nacional e de defesa nacional. O capítulo três demonstra os elementos essenciais para o processo estratégico, a modalidade de acção, os factores de decisão, os níveis de decisão e execução. E finalmente o quarto capítulo desenvolve o processo estratégico.
METODOLOGIA, MÉTODOS E TÉCNICAS DE INVESTIGAÇÃO: CONCEITOS, MODELOS E PRÁTICAS
Resumo da Obra
A obra intitulada, METODOLOGIA, MÉTODOS E TÉCNICAS DE INVESTIGAÇÃO: CONCEITOS, MODELOS E PRÁTICAS, da autoria de Bibiana Cateco Gomes ajuda à desmistificação de tudo o que envolve uma pesquisa científica, fornecendo as ferramentas para fazer a investigação de forma correcta, causando-lhe menor stress e trazendo maior eficácia ao gerir uma investigação, transformando o processo numa forma metódica, segura e virada para o sucesso, quer estejamos a elaborar um relatório, uma monografia, uma tese ou um livro.
A obra permite que se faça um acompanhamento passo a passo às orientações práticas que se lhe apresentam. O livro exibe uma estrutura estratégica, dinâmica e interactiva que interessa o leitor, sobretudo, aos professores de Metodologia de Investigação, aos investigadores e estudantes do Ensino Superior nas suas abordagens essenciais, isto é, nas construções qualitativas, quantitativas ou mista. Com sete capítulos, a obra expões no capítulo I a introdução às noções básicas de metodologia de investigação, no capítulo II as noções de conhecimento, método e questões éticas.
No capítulo III apresenta os tipos de estudo numa investigação em Ciências Sociais e Humanas.
Na mesma perspectiva, esmiúça no capítulo IV a composição dos projectos de investigação e as suas formas de operacionalização; sendo que no capítulo V descreve a abordagem quantitativa e as formas da sua operacionalização. Na secção VI apresenta a abordagem qualitativa e as formas da sua operacionalização e finalmente no capítulo VII estão expostos os documentos e as Normas mais usuais na elaboração e formatação de trabalhos académicos. .
É, portanto, uma obra com muitas novidades, na medida em que permite ao leitor saber que, ao falar de pergunta de partida, pergunta de investigação ou problema de investigação, está a referir-se à mesma situação.
Finalmente, esta obra, apresenta um modelo inovador, que permite formular a pergunta de partida por meio de sete procedimentos, com sete verbos importantes para a investigação científica: ter, definir, verificar, inserir, acrescentar, transformar e confirmar (TDVIATC). O livro demonstra porque é que a pergunta de investigação deve estar directamente vinculada ao seu tema, ou seja, o tema é o problema de investigação. Por isso, precisa-se de transformar o tema em pergunta, seguindo o modelo deste livro.
As obras podem ser adquiridas nos Serviços Editorias e Biblioteca da ACITE, através dos seguintes contactos:
Secretaria Académica (+244) 934 200 824
Email: dseb@acite.ao