Conheça a Nossa História
O projecto de criação da ACITE:
A ACITE foi concebida a partir da identificação da necessidade da sociedade angolana lidar com os complexos desafios enfrentados pela comunidade internacional, especialmente, nos domínios do desenvolvimento científico e tecnológico num mundo cada vez mais interligado e, ao mesmo tempo, dividido. Os conceptores do projecto, ansearam constituir uma academia de ciências capaz de entender, explicar e dar respostas às dinânimas sociais, políticas, econômicas e tecnológicas históricas e contemporâneas. Assim, vislumbrou-se erguer uma instituição acadêmica de altos estudos, com capacidade e qualidade científica de alcance nacional, regional e internacional, considerando os grandes desafios que se colocam num mundo cada vez mais global e complexo, onde o saber científico e técnico demonstra-se imprescindível, insuprível e inadiável, face às dinâmicas sociais, políticas e económicas da contemporaneidade.
Criação:
Erguida a imponente estrutura na cidade de Luanda, o Decreto Presidencial n.º 84/16 de 18 de Abril, formalizou a criação da ACITE e aprovou o estatuto orgânico da instituição, atribuindo-lhe a categoria de academia de altos estudos. Assim, criava-se em Angola um espaço hábil para a concepção e desenvolvimento de estudos avançados e de superação profissional permanente nas áreas das ciências sociais e das tecnologias.
Início das actividades académicas:
No mês de Junho de 2017 registraram-se as primeiras actividades lectivas na ACITE. Neste ano propedêutico, foram ofertados inicialmente três (3) cursos de mestrados.
Na área das Ciências Sociais começou-se com os cursos de Globalização e Segurança e Economia e Finanças Internacionais, enquanto que na área das engenharias e tecnologias, deu-se abertura ao curso de Engenharia de Segurança de Redes de Comunicações.
Inauguração oficial:
No dia 20 de Maio de 2019 a ACITE foi oficialmente inaugurada por Sua Excelência João Manuel Gonçalves Lourenço, Presidente da República de Angola. Neste ano foi aberta a 2ª edição dos cursos de mestrados, contando com mais um curso na área das Ciências Sociais: o Curso de Mestrado em Direito, Segurança e Inteligência. A par deste novo curso, no ano da inauguração oficial, abriu-se o curso de especialização profissional em “Inteligência e Estudos de Segurança”