
Reitor da ACITE intervém no Iº Seminário Nacional Sobre Migrações promovido pela Escola Nacional de Migração – ENAMI
- Categories Informação, Últimos Artigos
- Date 24/04/2025
O Reitor da Academia de Ciências Sociais e Tecnologias apresentou no passado dia 14 de Abril a temática sobre “Migrações, Segurança e Integração”, no Iº Seminário Nacional sobre Migrações, promovido pela Escola Nacional de Migração, instituição superintendida pelo Serviço de Migração e Estrangeiros (SME).
Na sua intervenção, o Reitor manifestou a sua satisfação por ter sido convidado a fazer parte do primeiro evento académico de nível nacional sobre temáticas de elevada importância para o país. Destacou que as adversidades resultantes das dinâmicas globais, desde os fenómenos de natureza transversais, as grandes questões geopolíticas, bem como as constantes transformações tecnológicas, desafiam permanentemente a prontidão e capacidade de abordagem técnica e operacional.
“Conhecemos e lidamos permanentemente com a transversalidade e o progressivo alargamento que o conceito de segurança vai conhecendo, assumindo múltiplas formas das quais destacamos: a segurança económica, a segurança alimentar, a segurança energética, o direito da segurança (…) as quais associaríamos a segurança e a integração no âmbito migratório”, salientou.
O Académico apresentou como exemplo o caso do fluxo migratório na fronteira entre o México e os EUA, envolvendo supostos cidadãos angolanos e as consequências desta acção para a imagem de Angola no exterior. Destacou ainda que os fluxos migratórios, sejam eles regulares ou irregulares, estão sempre associados à riscos e ameaças como o terrorismo e seu financiamento, o narcotráfico, o tráfico de seres humanos, o tráfico de armas e outros que podem pôr em causa a segurança, a estabilidade política e económica de qualquer país.
Finalizando, o Reitor parabenizou o Serviço de Migração e Estrangeiro (SME) pela organização do Iº Seminário Nacional sobre Migrações, considerando que o mesmo permitirá que se alcance uma visão científica e técnica das diferentes temáticas selecionadas, reforçando a necessidade de se considerar a ciência, através das universidades e centros de estudos existentes no país, como suporte académico-científico ao processo de tomada de decisão.