O Impacto Do Alinhamento Construtivo No Processo De Redacção Dos Relatórios De Pesquisa
A obra intitulada, O IMPACTO DO ALINHAMENTO CONSTRUTIVO NO PROCESSO DE REDACÇÃO DOS RELATÓRIOS DE PESQUISA, da autoria de Celeste Sambeny, aborda as dificuldades que os estudantes enfrentam na elaboração dos seus relatórios finais para a obtenção do grau de licenciatura. Este tipo de relatórios, tal como as monografias, dissertações e teses, constituem requisito obrigatório para a conclusão de cursos no Ensino Superior. A autora preocupada com as taxas de abandono por parte dos estudantes, no ISCED-Luanda, conformando-se com a parte lectiva concluída, procura compreender, através de um estudo teoricamente apoiado no “principio de Alinhamento Construtivo”, as causas deste fenómeno, analisando as “as práticas de literacia académica e de pesquisa “ de um grupo desses estudantes.
A obra mostra que redigir um relatório de pesquisa constitui um verdadeiro exercício académico-científico que requer domínio e aplicação das competências da literacia académica, adquiridas ao longo da formação curricular. A obra é dividida em 6 capítulos e aborda os temas de forma prática e sucinta.
No capítulo I, a autora faz a revisão da literatura apoiada nos argumentos sobre o mapeamento do campo, ensino-aprendizagem da escrita, orientações pedagógicas e elaboração de relatórios de pesquisa. No capítulo II, apresenta a estrutura conceitual, onde o principal objectivo consiste em examinar o alinhamento construtivo de Biggs e o Modelo 3 Ps, o currículo, os procedimentos de aprendizagem e as formas de fornecimento do feedback. No capítulo III desenvolve a opções metodológicas, enfatizando o projecto de pesquisa, o local e a amostra da pesquisa, os instrumentos de pesquisa e validação e generalização dos resultados. Capítulo IV descrevem-se a forma de colheita e tratamento de dados. Desde dados recolhidos através de entrevistas, da observação feita em sala de aulas, da análise textual e o resumo geral de dados. Capítulo V, a discussão de dados; e finalmente no capítulo VI, a autora mostra-se preocupada com a atitude dos docentes (orientadores), retracta as suas habilidades, o seu alinhamento, as práticas de supervisão, a problemática da literacia e a conclusão dos relatórios finais e a contribuição para o conhecimento.
As conclusões e as recomendações demonstram que este livro é um contributo valioso, para ajudar os estudantes a todos os níveis, a ultrapassarem a problemática da não conclusão dos trabalhos de fim de curso, contribuindo assim, para o sucesso dos formandos.
Previous post