Categories: Informação

UNODC e Tribunal Supremo Realizam na ACITE Workshop Sobre Branqueamento de Capitais e Crimes Conexos

O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC) e o Tribunal Supremo de Angola realizam, de 19 e 23 de Março de 2024, nas instalações da ACITE, o Workshop sobre Branqueamento de Capitais e Crimes Conexos. O evento, enquadrado no âmbito do Projecto de Apoio ao Fortalecimento do Sistema Nacional de Confisco de Activos em Angola (PRO.REACT), tem o financiamento da União Europeia e visa capacitar 80 magistrados judiciais sobre crimes e infracções de natureza económica, com ênfase para o Branqueamento de Capitais.

Participaram da Cerimónia de Abertura, o Presidente da Câmara Criminal do Tribunal Supremo, Venerando Juiz Conselheiro Daniel Modesto Geraldes, acompanhado da Embaixadora da União Europeia em Angola, Dra. Rosário Pais; S. Magnificência Reitor da ACITE, Doutor Pedro Bengue; S. Exia. Coordenadora Residente do Sistema da ONU em Angola, Dra. Zahira Virani; distintas figuras ligadas à magistratura judicial e às organizações multilaterais com representação em Angola. 

No seu discurso de boas-vindas, o Doutor Pedro Bengue destacou o papel fulcral desempenhado pelos magistrados judiciais na garantia da segurança, do bem-estar social e da justiça, saudando a cooperação existente entre a República de Angola, a União Europeia e as Nações Unidas e augurando, por fim, que haja uma interacção profícua e bem-sucedida, no âmbito da realização do Workshop.

A Coordenadora Residente do Sistema das Nações Unidas agradeceu a colaboração das partes envolvidas no evento, realçando que “Capacitar juízes é imperativo em qualquer sociedade, para garantir uma justiça mais eficaz. Sabemos que o branqueamento de capitais é uma ameaça global, dinâmica e complexa. É, portanto, essencial equipar os juízes com conhecimentos técnicos para que possam tomar decisões justas e imparciais, de acordo com a lei e com as boas práticas internacionais”.

O acto de abertura do evento esteve a cargo do Venerando Juiz Conselheiro Daniel Modesto Geraldes que, em representação do Presidente do Tribunal Supremo, Doutor Joel Leonardo declarou aberto o workshop, enfatizando ser imperativo que “todos os países obriguem as instituições financeiras e não só, a identificar e avaliar os riscos do branqueamento de capitais e do financiamento ao terrorismo, adoptando assim, medidas eficazes para os mitigar”.

Tribuna de Honra do Workshop Sobre Branqueamento De Capitais
Foto de Familia do Workshop sobre Branqueamento De Capitais

DCECI

Share
Published by
DCECI

Recent Posts

ACITE REALIZOU A VIIª OPEN CLASS EM PARCERIA COM ANTROPÓLOGA SUL-COREANA

A Antropóloga Kyeri Kim, professora de nacionalidade sul-coreana, que visitou Angola no âmbito da recolha…

1 mês ago

ACITE Atribui Título de Mestre em Direito, Segurança e Inteligência à Mário Jorge da Silva Neto

A Academia de Ciências Sociais e Tecnologias - ACITE realizou, no pretérito dia 17 de…

2 meses ago

ACITE realiza sessão pública de dissertação de mestrado em Globalização e Segurança

A Academia de Ciências Sociais e Tecnologias - ACITE realizou, nesta quinta-feira, 16 de Janeiro…

3 meses ago

Aprovado Primeiro Curso de Doutoramento da ACITE

O Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação (MESCTI) aprovou pelo Decreto Executivo número…

5 meses ago

Miguel Mbiavanga Ajú Apresenta a Sua Mais Recente Obra Literária na ACITE

O Prof. Doutor Miguel Mbiavanga Aju realizou, no dia 08 de Outubro, a cerimónia de…

6 meses ago

This website uses cookies.