Categories: Livros

O Impacto Do Alinhamento Construtivo No Processo De Redacção Dos Relatórios De Pesquisa

A obra intitulada, O IMPACTO DO ALINHAMENTO CONSTRUTIVO NO PROCESSO DE REDACÇÃO DOS RELATÓRIOS DE PESQUISA, da autoria de Celeste Sambeny, aborda as dificuldades que os estudantes enfrentam na elaboração dos seus relatórios finais para a obtenção do grau de licenciatura. Este tipo de relatórios, tal como as monografias, dissertações e teses, constituem requisito obrigatório para a conclusão de cursos no Ensino Superior. A autora preocupada com as taxas de abandono por parte dos estudantes, no ISCED-Luanda, conformando-se com a parte lectiva concluída, procura compreender, através de um estudo teoricamente apoiado no “principio de Alinhamento Construtivo”, as causas deste fenómeno, analisando as “as práticas de literacia académica e de pesquisa “ de um grupo desses estudantes.

A obra mostra que redigir um relatório de pesquisa constitui um verdadeiro exercício académico-científico que requer domínio e aplicação das competências da literacia académica, adquiridas ao longo da formação curricular. A obra é dividida em 6 capítulos e aborda os temas de forma prática e sucinta.

No capítulo I, a autora faz a revisão da literatura apoiada nos argumentos sobre o mapeamento do campo, ensino-aprendizagem da escrita, orientações pedagógicas e elaboração de relatórios de pesquisa. No capítulo II, apresenta a estrutura conceitual, onde o principal objectivo consiste em examinar o alinhamento construtivo de Biggs e o Modelo 3 Ps, o currículo, os procedimentos de aprendizagem e as formas de fornecimento do feedback. No capítulo III desenvolve a opções metodológicas, enfatizando o projecto de pesquisa, o local e a amostra da pesquisa, os instrumentos de pesquisa e validação e generalização dos resultados. Capítulo IV descrevem-se a forma de colheita e tratamento de dados. Desde dados recolhidos através de entrevistas, da observação feita em sala de aulas, da análise textual e o resumo geral de dados. Capítulo V, a discussão de dados; e finalmente no capítulo VI, a autora mostra-se preocupada com a atitude dos docentes (orientadores), retracta as suas habilidades, o seu alinhamento, as práticas de supervisão, a problemática da literacia e a conclusão dos relatórios finais e a contribuição para o conhecimento.

As conclusões e as recomendações demonstram que este livro é um contributo valioso, para ajudar os estudantes a todos os níveis, a ultrapassarem a problemática da não conclusão dos trabalhos de fim de curso, contribuindo assim, para o sucesso dos formandos.

DCECI

Share
Published by
DCECI

Recent Posts

VIIIª Acite Open Class

O Professor Doutor André Luíz de Matos Gonçalves ministrou, no passado dia 10 de Abril…

2 dias ago

Delegação da ACITE Visita Universidade de Évora

Visando o fortalecimento das relações de cooperação com as distintas instituições internacionais de ensino superior,…

1 semana ago

Reitor da ACITE Convidado a Proceder à Apresentação da Mais Nova Obra Literária do Professor Bacelar Gouveia

O Reitor da Académia de Ciências Sociais e Tecnologias- ACITE, Doutor Pedro Bengue foi convidado…

1 semana ago

ACITE Realizou a VIIª Open Class em Parceria com Antropóloga Sul-Coreana

A Antropóloga Kyeri Kim, professora de nacionalidade sul-coreana, que visitou Angola no âmbito da recolha…

2 meses ago

ACITE Atribui Título de Mestre em Direito, Segurança e Inteligência à Mário Jorge da Silva Neto

A Academia de Ciências Sociais e Tecnologias - ACITE realizou, no pretérito dia 17 de…

3 meses ago

This website uses cookies.